terça-feira, 14 de maio de 2013

EMEF PROFESSOR WALDYR EMRICH PORTILHO



EMEF PROFESSOR WALDYR EMRICH PORTILHO
Gestora: Gerliane Santana Gouveia Cabral
Coordenadora Pedagógica: Elizangela F. Rodrigues 
Professora: Roberta do Carmo Faria 1º ano “D”

Boi da Cara Preta

A aula iniciou com alunos localizando em seu caderno a cantiga e fazendo a leitura com a professora, posteriormente os alunos foram organizados por ordem numérica cada um com número como crachá para identificação do ajudante. Fizemos um texto fatiado coletivo. Os alunos eram escolhidos de acordo com a pergunta da professora como: “Agora o número antecessor ou sucessor de determinado número seria o aluno que iria procurar a fase indicada fazendo a pesquisa com seu próprio caderno”.
Ao final cantamos a cantiga novamente e ilustramos o texto com figuras relacionadas.

BOI DA CARA PRETA
BOI, BOI, BOI
BOI DA CARA PRETA
PEGA ESSA MENINA
QUE TEM MEDO DE CARETA

BOI, BOI, BOI
BOI DO PIAUÍ
PEGA ESSE MENINO
QUE NÃO GOSTA DE DORMIR




HISTÓRIAS DE REPETIÇÃO

EMEI PRINCÍPIO DO SABER
GESTORA: ANA CAROLINA GIANNINI SILVA
COORDENADORA: FABIANA KALIL BORGES
PROFESSORA: LILIAN VIEIRA ATAÍDES DE SOUZA

1º ANO "C" - ESCRITA DE TEXTO EM LACUNAS


O livro Bruxa, Bruxa, venha à minha festa de Arden Druce já vinha sendo explorado com as crianças em outras atividades, o que proporcionou às crianças memorizar os nomes dos convidados e a ordem em que aparecem na história.

Nesta atividade a professora entregou um texto para cada dupla de crianças, organizado com a estrutura do livro, contendo no lugar dos nomes dos convidados, espaços em branco para que estes fossem completados.


Durante a atividade a professora circulou entre as duplas, ajudando-as a pensar sobre a melhor maneira de escrever palavras.

Alguma intervenções realizadas: "Como se escreve o começo da palavra espantalho?;  "Até aqui vocês já escreveram CORU, qual parte está faltando? ; "Será que, para escrever a palavra LOBO, basta colocar LO?
 Ao apresentar o texto em lacunas às crianças, respeitando a sua forma original, o professor possibilitou que elas aprendessem sobre a estrutura e a organização dos diálogos na narrativa.

Sabemos da importância de convidar as crianças a escrever, assim elas refletem sobre como se escreve, analisando oralmente a palavra e procurando algum tipo de correspondência com as unidades do texto escrito.

E.M.E.I. PRINCÍPIO DO SABER

EMEI "PRINCÍPIO DO SABER"
GESTORA: ANA CAROLINA GIANNINI SILVA
COORDENADORA: FABIANA KALIL BORGES
PROFESSORA: SILVANIA DA SILVA FERREIRA RODRIGUES

1º ANO "B" - Atividade: Conversar sobre as intenções e as falas dos personagens.

Esta atividade faz parte da sequência didática do trabalho com histórias clássicas. O conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault, foi explorado em outras aulas anteriores e nesta em específico a professora conversou com as crianças sobre as ações e intenções do Lobo, ressaltando as situações de engano presentes na narrativa. Depois, pediu que as crianças retomassem as falas dos personagens da história pensando sobre a melhor forma de fazer suas entonações.







segunda-feira, 13 de maio de 2013


 EMEF ODÉLIO GUERRA

DIRETORA: TATIANE BORGES CAMPOS

COORDENADORA PEDAGÓGICA: MARAÍZA MARTINS DE OLIVEIRA

PROFESSORA: KARLA DE OLIVEIRA ALVES

TURMA: 1º ANO "B"

 

JOÃO E MARIA


               Esse ano a turma do 1º Ano da professora Karla iniciou as atividades do Projeto Trilhas fazendo uma trilha em busca da casa da bruxa de João e Maria.



  
     Vejam eles aí fazendo o percurso seguindo a direção indicada pela instrutora e pelas setas, onde foi trabalhado lateralidade - direita e esquerda.







     Chegando à casa da bruxa tamanha surpresa, quantos doces, onde eles dramatizaram o conto João e Maria.




 


     E maior foi a surpresa ainda quando eles encontraram um baú com seus nomes dentro.

     Eles descobriram que a bruxa tinha a intenção de prendê-los também como fez com João. Não sendo possível, os alunos aproveitaram para aprender o nome completo em uma lista do próprio nome.







Agora eles fazendo o reconto com ilustração do Conto João e Maria.




  Eles ainda brincaram de rima...




RIMA JOÃO...
 
e RIMA MARIA...












FIM.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

EMEF PROFESSOR WALDYR EMRICH PORTILHO



EMEF PROFESSOR WALDYR EMRICH PORTILHO
Gestora: Gerliane Santana Gouveia Cabral
Coordenadora Pedagógica: Elizangela F. Rodrigues 
Professora: Roberta do Carmo Faria 1º ano “D”


O projeto Trilhas, traz jogos de alfabetização para a sala de aula, que torna as aulas mais prazerosas e oportuniza situações na qual o aluno aprende brincando.
Atividades de grupo proporcionam às crianças a oportunidade de facilitar as relações interpessoais, o entrosamento, a troca de experiência e ainda a fixação dos conteúdos. Os jogos facilitam a aprendizagem, pois o trabalho com o lúdico encanta na Educação.


quinta-feira, 2 de maio de 2013

EMEF MARIA RIBEIRO COSTA



 EMEF MARIA RIBEIRO COSTA
GESTORA: MARIA MADALENA MORAES MACHADO
COORDENADORA: MARIA LÚCIA CARDOSO DE BRITO SOUSA
PROFESSORA: CLAUDIANE MULLER DO NASCIMENTO SOUZA
1º ANO "ÚNICO" - VESPERTINO

 PROJETO TRILHAS

     Sabe-se que a leitura e a escrita têm na educação uma função social, enfatizada na comunicação entre as pessoas, e ambas devem ser adquiridas desde cedo e praticadas de várias formas. Sendo assim, é importante que a criança tenha acesso a diferentes tipos de textos, onde ela construirá sua aprendizagem. Até mesmo, as crianças não alfabetizadas podem usufruir desta proposta, pois, inicialmente com a leitura de imagens, observação da direção de escrita estarão desenvolvendo habilidades na oralidade, interpretação e assim se apropriarão dos componentes para a aprendizagem da leitura e escrita.
Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental, e que a escola possui um papel importante nesse processo do hábito da leitura nas crianças, considera-se o trabalho com o  projeto TRILHAS  que será desenvolvido através da leitura de diversos livros de literatura  infantil.
Através da leitura e contação de histórias, o aluno entra em um mundo de magia, brincando com palavras, expressando seus sentimentos, deixando por alguns instantes de ser ele mesmo, para entrar no mundo das personagens, desenvolvendo assim o prazer pela leitura.