sexta-feira, 30 de novembro de 2012

EMEF ALFREDO NASSER PROJETO TRILHA




PROJETO TRILHA

A atividade desenvolvida foi a cantiga popular Eu vi uma barata, onde alguns alunos já conhecem a canção, e isso facilitou o trabalho, pois despertou maior interesse dos alunos, principalmente daqueles que não a conheciam.
        Cantamos a canção varias vezes circulamos a palavra BARATA no texto, lemos o texto, acompanharam com o dedo a letra da canção, cada parte lida.
        A música proporcionou uma maior socialização entre os alunos e um aprendizado descontraído em relação às dificuldades trabalhadas com a letra r.
        Trabalhamos palavras relacionadas ao tema da música. Contudo, desenhamos a letra da música e os alunos não demonstraram dificuldades.
        Quanto a leitura, enfatizei o som das palavras e rimas e notei que os mesmos maior interesse pela mesma e melhor entendimento.
         O objetivo foi alcançado, que era motivar os alunos e propor-lhes novos desafios e um aprendizado significativo e interessante.




PROFESSORA: ELITA ROSA DE OLIVEIRA
1º ANO TURMA: A

RIO VERDE 30.11.2012

EMREF “Água Mansa Coqueiros”


EMREF “Água Mansa Coqueiros”
Professora: Giliane Geralda Medeiros
Coordenadora: Maria Pereira da Silva Souza
Gestora: Ione medeiros

Com o objetivo de formar  bons leitores, seguindo o roteiro do Projeto Trilhas, a professora Giliane apresentou para a turma  multisseriada do 1º, 2º e 3º ano, a história do livro “Cabritos, Cabritões” de uma forma lúdica e prazerosa.
A princípio a professora leu para as crianças, incentivando-os a conversa sobre a história e imagens. A sala foi organizada em duplas, as cartelas foram reproduzidas para que os educandos ordenassem as ilustrações conforme a narrativa do livro, para que os mesmos se apropriassem da sequência narrativa. O trabalho com o conjunto de tiras com os sons e diálogo feitos pelos animais, favoreceu e estabeleceu conexões entre as sequências dos personagens e os sons de cada um deles. Facilmente os educandos identificaram os dialogos entre os personagens, memorizando as partes da história, possibilitando a compreensão em relação a leitura.
O trabalho foi finalizado com a representação de desenhos feitos pelos educandos. Os objetivos do projeto foram alcançados com êxito, pois, os alunos se sentiram maravilhados, principalmente com livro escolhido para leitura em casa.

Emef Alfredo Nasser. Projeto Trilhas


EMEF ALFREDO NASSER
GESTORA: ABADIA GERALDA DE OLIVEIRA
COORDENADORAS: TÉRCIA DE SOUZA BISPO VALADARES
                                       TEREZINHA DA SILVA SOUZA


PROFESSORA: ELITA ROSA DE OLIVEIRA LIMA
SÉRIE: 1º ANO A - MATUTINO

       FOI TRABALHADO NO 1º “A” O PROJETO TRILHAS, ONDE A PROFESSORA ELITA ROSA DE OLIVEIRA LIMA APRESENTOU O LIVRO BRINQUE – BOOK E DANÇA, ONDE A MESMA LEU PARTES DO TEXTO PRESENTE NO FINAL DO LIVRO PARA OS ALUNOS. FOI REALIZADA A LEITURA DA MÚSICA, A PROFESSORA CONVIDOU OS ALUNOS PARA ESCUTAR E CANTAR A CANÇÃO MARCHA SOLDADO, EM SEGUIDA FOMOS ATÉ A SALA DE INFORMÁTICA VER UM VÍDEO COM A MÚSICA, VIMOS UMA REPORTAGEM SOBRE SOLDADOS, EM UMA ATIVIDADE EM TRIOS, ENTREGUEI TIRAS DE PAPEL COM OS VERSOS DA CANÇÃO MARCHA SOLDADO PARA CADA TRIO DE CRIANÇAS EXPLICANDO QUE AS TIRAS ESTAVAM FORA DE ORDEM E QUE ELES TERIAM QUE ORDENÁ-LAS, SEGUINDO A CANÇÃO EM SEGUIDA ENTREGUEI UMA FOLHA IMPRESSA COM A CANÇÃO ONDE AS CRIANÇAS PINTARAM OS DESENHOS. ALGUNS ALUNOS REESCREVERAM A CANÇÃO DE MEMÓRIA E ILUSTRARAM, FOI FEITO CHAPEUZINHO DE SOLDADO E EM SEGUIDA CANTAMOS A MUSICA E MARCHAMOS.

Parabéns pelo trabalho!

Professoras, Gestoras e Coordenadoras das EMEFs,


Estamos felizes por ver tantos trabalhos belos.

Parabéns!

Equipe SMEEL

EMEF NESTOR FONSECA - 1º B MATUTINO - FRANCISCA - AULAS POEMAS



Rio Verde, 05 de novembro de 2012.
EMEF Nestor Fonseca.
Gestora: Adilza Coelho S. Martins
Coordenadora: Karla Emilia dos Santos
Professora: Francisca Orácia Martins Lobato
Série: 1º ano “B” Turno: Matutino
Atividades realizadas do Projeto Trilhas.


Ensinar as crianças a ler e escrever e se expressar de maneira competente é o foco da língua portuguesa e ao estabelecer relações entre o escrito e o oral os alunos avançam nas habilidades de leitura, escrita e interpretação do próprio texto. Através do projeto: TRILHAS onde os mesmos estão adorando trabalhar com livros e jogos riquíssimos foram trabalhados poemas.


1º Momento:
Roda de conversa: Apresentação do livro: A Arca de Noé de Vinicius de Moraes e leitura de algumas poesias juntamente com os alunos. Logo apresentação do cartaz com a poesia: O Elefantinho onde os alunos fizeram a leitura do mesmo. Em seguida destacadas as rimas.


2º Momento
Apresentação dos jogos disponíveis do projeto e esclarecimentos de como será trabalhado os mesmos.
    
3º Momento

Foi feita a apresentação do jogo: Rimas e leitura das regras pela professora, logo os alunos foram instruídos a um de cada vez pegarem uma carta no monte ler o nome dos desenhos e colocarem no diagrama no qual rima. Ao final foi feita leitura coletiva de todos os diagramas e suas rimas.

• CONCLUSÃO: Os alunos da professora Francisca relataram que estão gostando muito de todas as atividades do projeto.


   Ø        Livro: A Arca de Noé: Poemas Infantis/Vinícius de Moraes; ilustrações Laurabeatriz – São Paulo : Companhia das Letrinhas, 1991.




quinta-feira, 29 de novembro de 2012

EMEF ODÉLIO GUERRA

Diretora: Tatiane Borges Campos
Coordenadoras Pedagógicas: Cleuza Maria de Queiroz Martins
                           Maraíza Martins de Oliveira

1º Ano turma "A"- Professora Giselle


           A professora Giselle trabalhou atividades diferenciadas com seus alunos utilizando o livro "Quer brincar de pique-esconde?"







    


Apresentando e contando a história "Quer brincar de pique-esconde?"












Em seguida,os alunos recontaram a história.
























         Ordenação da história "Quer brincar de pique-esconde?" com a professora e os alunos utilizando o quadro-giz.





 Agora os alunos no chão montando o nome dos personagens com o alfabeto móvel.





 Finalizando com as tarefinhas realizadas pelos alunos onde formaram frases com os animais da história.




 






 E assim, finalizamos... até o próximo Projeto Trilhas. 

 Tia Giselle e alunos do 1º Ano "A"

1º Ano turma "B"- Professora Karla

       Dizem que "Quem canta seus males espanta". Mas a turminha do 1º Ano da professora Karla diz que "Quem canta tudo encanta".  Olhem eles aí, cantando "Fui ao Mercado"...
 



     A música desperta o interesse dos alunos que aprendem brincando. Olhem eles brincando com as rimas da música.
 




   Agora olhem eles visitando ummercado, observando marcas de café para realizarem a receita do café da tarde...











   
    E eles não param por aí não! Olhem eles agora montando um mine mercado, trabalhando o sistema monetário,explorando os rótulos e as medidas de capacidade: quilo e litro.









     
     E assim encerramos mais uma atividade do Projeto Trilhas... e  até o prómixo ano. 
     Agradecemos a todos que nos prestigiaram.

Tia Karla e alunos do 1º Ano "B"