domingo, 30 de setembro de 2012

TRABALHANDO COM PARLENDAS E HISTÓRIAS RIMAS

EMEF PROF. WALDYR EMRICH PORTILHO
GESTORA: GERLIANE SANTANA GOUVEIA CABRAL
COORD. PEDAG.: ELIZANGELA F. RODRIGUES MARINS


PARLENDAS

PROFESSORA: ROBERTA DO CARMO FARIA - TURMA: 1º ANO "A"

Foi trabalhado no Projeto Trilhas está semana a cantiga “A galinha do vizinho”, onde foi feita a leitura com o livro “ Quem canta seu males espanta”, e os alunos acompanharam através de cartaz, posteriormente foi colocado o CD com a canção onde todos os alunos participaram.
Os alunos fizeram a pintura dos ovos o qual era feito a leitura de parte da música, tiveram contato com a galinha e seus ovos enfocando o ciclo de vida dos animais.
Foram entregues fichas com texto fatiado onde cada um colocaram em sua ordem e utilizaram os ovos para indicar a quantidade pedida. Participaram de um campeonato de matemática, utilizando tampinhas de garrafas para demonstrar os resultados das operações.
Por meio de uma produção de texto, substituíram algumas palavras pelo próprio nome, onde o mesmo teria que escrever uma palavra que rimasse com seu nome, foi feita também a interpretação do texto com perguntas objetivas.
Os alunos também trabalharam a cantiga “A galinha magricela”, fazendo a reescrita da mesma e posteriormente o ditado colorido.
Finalizamos com o texto lacunado da “A galinha magricela”, e situação – problema envolvendo as duas cantigas com operações de adição e subtração.












HISTÓRIAS RIMAS

PROFESSORA: SUZI DE MATOS SILVA - TURMA: 1º ANO "B"



As histórias rimadas foram realizadas através da exploração do livro “Pêssego, pera, ameixa no pomar”. As etapas da execução das atividades propostas seguem abaixo.
· Exploração do título, nome do autor, das ilustrações e fazendo a leitura de modo que os ritmos da leitura pudessem evidenciar as rimas.
· Realização de técnica com os nomes dos personagens onde foram acrescentadas palavras que não faziam parte da história, as mesmas consideradas de palavras “intrusas”.
· Listagem de algumas rimas da história. Em seguida foi trabalhado o jogo de rimas com os alunos que foram distribuídos em equipes de 4 alunos.
· Durante a semana a história foi contada pela professora e recontada pelos alunos evidenciando as partes da mesma e via qual eles receberam cartelas com as ilustrações da história para ordená-las e fazendo a retomada quando necessário, verificando se a ordem da narrativa estava correta.










quinta-feira, 27 de setembro de 2012

EMEF José do Prado Guimarães
Projeto Trilhas desenvolvidos nas turmas do 1º A,B, C e D

1º A
Professora: Neusa Maria de Sousa

A professora trabalhou Neusa com seus alunos a história: Os sete cabritinhos, após leitura e exploração oral, os alunos ilustraram, escreveram listas dos personagens, fizeram o reconto oral e produção coletiva.





1º B
Professora: Maristela Jacinta

A professora explorou a obra de Angela Lago: A toca do tatu. Após exploração da capa e da autora foi realizado a ilustração e montagem de cartazes. Em outro momento os alunos cantaram as músicas que aparecem na história e fizeram dramatizações. A atividades foi concluída após a produção coletiva.






1º C
Professora: Katiucea Gonçalves Leão
A professora iniciou o trabalho com a apresentação da capa, fez comentários sobre o autor e sobre as ilustrações. Após contar a história, os alunos fizeram listas com os convidados que foram a festa. Ilustraram a história seguindo a ordem em que aparecem os personagens e montaram livrinhos. Leram a história olhando seus próprios trabalhos. O interessante nesta atividade foi a facilidade dos alunos decorarem a fala dos personagens.







quarta-feira, 26 de setembro de 2012

EMEF. Professor Waldyr Emrich Portilho



 
EMEF PROFESSOR WALDYR EMRICH PORTILHO
GESTORA: GERLIANE SANTANA GOUVEIA CABRAL
COORDENADORA: ELIZANGELA FLORENTINA RODRIGUES MARINS

DATA: 14/09/2012


Hoje as turmas do 1º ano das profª. Suzi e Roberta fizeram o reconto das histórias; A flauta do tatu e O bicho folharal. Os alunos ficaram entusiasmados e ansiosos.
 A atividade foi satisfatória, envolveu toda a turma e o interesse de recontar a história do seu jeito.
 É importante ressaltar que a leitura é a chave do sucesso e com o projeto; Trilhas vamos dar a volta ao mundo de mão dadas.





 1º A – Profª. Suzi de Matos Silva
A flauta do tatu
Resumo

Sabe qual era o prato predileto da onça? Sopa de tatu. Pelo menos era isso que ela aladearva aos quatro ventos e na cara do pobre do tatu. Ele ficou tão contrariado que inventou uma canção ridicularizando a onça. Quando ela soube da tal musiquinha, foi tirar satisfação com o desafeto. E foi aí que o inesperado se deu.
A onça vivia falando que seu prato predileto era sopa de tatu. E provocava:
- Você vai virar sopa! Você já é sopa!
Você é sopa, de tatu!
O tatu, contrariado, inventou uma cação. Mas só cantava escondido na floresta:
Vou fazer uma flauta com a canela
De uma onça que ainda é banguela.
Quer sopinha porque não tem dente.
É porque não tem dente. Porque não tem dente.