domingo, 30 de setembro de 2012

TRABALHANDO COM PARLENDAS E HISTÓRIAS RIMAS

EMEF PROF. WALDYR EMRICH PORTILHO
GESTORA: GERLIANE SANTANA GOUVEIA CABRAL
COORD. PEDAG.: ELIZANGELA F. RODRIGUES MARINS


PARLENDAS

PROFESSORA: ROBERTA DO CARMO FARIA - TURMA: 1º ANO "A"

Foi trabalhado no Projeto Trilhas está semana a cantiga “A galinha do vizinho”, onde foi feita a leitura com o livro “ Quem canta seu males espanta”, e os alunos acompanharam através de cartaz, posteriormente foi colocado o CD com a canção onde todos os alunos participaram.
Os alunos fizeram a pintura dos ovos o qual era feito a leitura de parte da música, tiveram contato com a galinha e seus ovos enfocando o ciclo de vida dos animais.
Foram entregues fichas com texto fatiado onde cada um colocaram em sua ordem e utilizaram os ovos para indicar a quantidade pedida. Participaram de um campeonato de matemática, utilizando tampinhas de garrafas para demonstrar os resultados das operações.
Por meio de uma produção de texto, substituíram algumas palavras pelo próprio nome, onde o mesmo teria que escrever uma palavra que rimasse com seu nome, foi feita também a interpretação do texto com perguntas objetivas.
Os alunos também trabalharam a cantiga “A galinha magricela”, fazendo a reescrita da mesma e posteriormente o ditado colorido.
Finalizamos com o texto lacunado da “A galinha magricela”, e situação – problema envolvendo as duas cantigas com operações de adição e subtração.












HISTÓRIAS RIMAS

PROFESSORA: SUZI DE MATOS SILVA - TURMA: 1º ANO "B"



As histórias rimadas foram realizadas através da exploração do livro “Pêssego, pera, ameixa no pomar”. As etapas da execução das atividades propostas seguem abaixo.
· Exploração do título, nome do autor, das ilustrações e fazendo a leitura de modo que os ritmos da leitura pudessem evidenciar as rimas.
· Realização de técnica com os nomes dos personagens onde foram acrescentadas palavras que não faziam parte da história, as mesmas consideradas de palavras “intrusas”.
· Listagem de algumas rimas da história. Em seguida foi trabalhado o jogo de rimas com os alunos que foram distribuídos em equipes de 4 alunos.
· Durante a semana a história foi contada pela professora e recontada pelos alunos evidenciando as partes da mesma e via qual eles receberam cartelas com as ilustrações da história para ordená-las e fazendo a retomada quando necessário, verificando se a ordem da narrativa estava correta.










Nenhum comentário:

Postar um comentário