quarta-feira, 12 de setembro de 2012

LANÇAMENTO DO PROJETO TRILHAS EMEF. PROFESSOR WALDYR EMRICH PORTILHO





Lançamento do projeto “TRILHAS”

No lançamento do projeto “Trilhas”, as professoras Suzi, Roberta e Paula, dos primeiros anos, apresentaram vídeos relacionados ao mesmo para que os alunos pudessem compreender do que se tratava o projeto. Em seguida, cada professora contou uma história seguindo o mesmo procedimento das professoras do vídeo assistido. Depois, todos os materiais que serão trabalhados no projeto “Trilhas” foram expostos para manuseio e reconhecimento dos alunos, com o intuito de aguçar o interesse deles, durante a execução do projeto “Ler e escrever dando a volta ao mundo”. 

















PROJETO TRILHAS
























Rio Verde – Goiás
2012


 


PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO VERDE - GO
SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO
SECRETARIA MUNINCIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER – SMEEL
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR WALDYR EMRICH PORTILHO



PROJETO TRILHAS
LER E ESCREVER... DANDO A VOLTA AO MUNDO!!!



Projeto apresentado aos alunos da Instituição Escolar Prof. Waldyr do Município de Rio Verde – GO, tendo como objetivo incentivar o desenvolvimento e o gosto pela leitura em nossos alunos, e o envolvimento da comunidade escolar neste processo.






RIO VERDE – GO
2012


 



PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO VERDE – GO
SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO
SECRETARIA MUNINCIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER – SMEEL
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR WALDYR EMRICH PORTILHO



PROJETO TRILHAS
LER E ESCREVER... DANDO A VOLTA AO MUNDO!!!






GESTORA: GERLIANE SANTANA
COORD. PEDAGOGICA: ELIZANGELA
PROFESSORAS: SUZI DE MATOS SILVA
                     ROBERTA DO CARMO
                     PAULA ANGÉLICA DA SILVA ALMEIDA
TURMA: 1º ANOS (PIA e PIB)



RIO VERDE – GO
2012


 



SÚMARIO
Identificação .......................................................................................
05
Publico Alvo .....................................................................................
05
Linha do tempo ...............................................................................
05
Problematização .............................................................................
06
Justificativa ......................................................................................
06
Objetivos .........................................................................................
07
Conteúdos ...........................................................................................
08
Metodologia .....................................................................................
10
Recursos didáticos ............................................................................
15
Culminância ......................................................................................
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Observação .......................................................................................
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Atividades a serem desenvolvidas .....................................................
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Cronograma .....................................................................................
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Parceiros ..........................................................................................
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Avaliação .............................................................................................
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Anexo I – Acervo da Biblioteca ..........................................................
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Anexo II – Fotos de eventos e atividades ............................................
20






IDENTIFICAÇÃO
O uso da leitura e da escrita e suas facetas desenvolvidas na escola não são suficientes para a formação de leitores.  Nos livros aprendemos sobre nós mesmos e sobre o mundo em que vivemos, encontramos sonhos, fantasias e emoções. O bom livro é um insubstituível veículo de cultura e prazer. Ler é desvendar os mistérios do mundo, sentir prazer e não apenas superar dificuldades, melhorar sua própria vida, ou ainda para aprender escrever.
A possibilidade de convívio com os livros deve extrapolar as paredes da sala de aula e o desenvolvimento sistemático da sua escolarização.  A criança, quando ouve uma história, obtém informação, tem lazer, imagina   situações, tem oportunidade de desenvolver sua capacidade criadora, porque as histórias permitem o uso da fantasia, da imaginação, que na faixa de idade em que ela se encontram são predominantes.

PÚBLICO ALVO
O projeto será desenvolvido com crianças de 5 e 6 anos, que estão cursando o 1º ano do Ensino Fundamental  na Escola Prof. Waldyr da rede pública municipal de Rio Verde.

LINHA DO TEMPO
LANÇAMENTO
DESENVOLVIMENTO
CULMINÂNCIA
10/09/2012
11/09 À 30/11/2012
04/12/2012



PROBLEMATIZAÇÃO
Esse projeto apresenta possíveis soluções para um envolvimento maior no mundo da leitura e da escrita, conscientização de que problemas como dificuldades de expressão, interpretação, falta de informação, escassez de vocabulário, ausência do hábito de ler, criar e escrever, trazendo como consequências o desemprego, o desajuste social e familiar.
É preciso que esses leitores acordem, pois como educadores percebemos no dia-a-dia que há aluno que não lê, não critica, não argumenta e não se preocupa com o fato de "ler para ser" e conquistar seu espaço no mundo globalizado em que se vive.
Desenvolver o referido projeto será com certeza um trabalho prazeroso, pois a semente para o ato de ler está sendo plantada. Cabe a nós educadores, incentivar os alunos no processo de interação, porque "a leitura é necessária para o crescimento do saber".


JUSTIFICATIVA:
Observando o mundo contemporâneo é fácil perceber que a informação é a moeda da globalização. Diante deste fato, faz-se necessário resgatar hábitos de leitura e escrita, que muitas vezes, nossos alunos perderam.
            A leitura deve ser experimentada não como uma punição ou obrigação, mas como prazer de conhecer uma infinidade de coisas e deixar transformar, transportar, vivenciar o que se lê. Percebemos que as histórias literárias trazem muito conhecimento, informando e divertindo. Funcionando assim como um facilitador no processo ensino-aprendizagem.
            O uso contínuo da Biblioteca como espaço do saber efetivará o desenvolvimento de habilidades e competências em nossos alunos envolvendo-os em um ambiente propício ao desenvolvimento da leitura e escrita. Pois, percebemos que suas famílias não dispõem ou pelo menos não oferecem recursos para que o dia dessas crianças esteja repleto de materiais que incentivem a leitura e a escrita, ficando assim uma responsabilidade maior sobre a escola que é a de conduzir a criança para que ela descubra o prazer de lê e a funcionalidade de escrever.
            Para tanto, usaremos a biblioteca como espaço para a prática da leitura, manuseio de livros, atividades extraclasses entre outros.

OBJETIVO GERAL
Ampliar o conhecimento dos educandos quanto à leitura e a escrita, explorando diferentes caminhos para a formação dos leitores e refletir sobre o aprender a gostar de ler.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Iniciar através da contação e recontação de história, a imitação e a criação coletiva, o gosto pela leitura;
Formar leitores, auxiliando a interpretação de textos, com capacidade de representação, fluência na leitura e escrita;
Incentivar o hábito da leitura com iniciação induzida e ativar a criatividade e a produção de pequenos textos;
Produzir atividades culturais e expor à comunidade escolar obras dos diversos talentos existentes na escola;
Interagir com o corpo docente, funcionários e comunidade da escola com a biblioteca, buscando valores culturais através das datas comemorativas;
Relacionar o tema aos filmes, músicas, peças teatrais, mini séries televisivas, e a outros livros, suscitando questões verbais e não verbais aprofundando e recriando a leitura por meio do desenvolvimento no sentido ético, estético e de formação;
Despertar o gosto pela leitura;
Valorizar livros literários tendo cuidado e atenção ao pegá-los na biblioteca;
Expressar oralmente as idéias e ouvir com atenção e respeito ao outro;
Apreciar o trabalho coletivo na leitura, escrita e sentenças matemáticas.

CONTEÚDOS
Poemas

Conhecer o livro. 
Escutar e ler textos poéticos.
Visualizar a estrutura do texto.
Memorizar e recitar. 
Aprender a recitar para declamar.
Brincar com os sons a partir do texto. 
Brincar com o ritmo do texto.
As rimas, assonâncias e aliterações nos textos poéticos
Brincadeiras sonoras.
Participar de atividades de atenção ao texto. 
Corresponder um texto memorizado ao texto escrito.
Ler para localizar e ordenar palavras, versos e estrofes.
Ditar um texto ao professor.
Escrever palavras, versos e estrofes.

Histórias Rimadas

Conhecer o livro e brincar com as ilustrações
Ordenar as ilustrações
Ler os nomes dos personagens
Observar a estrutura da história
Observar e localizar palavras que rimam no texto
Fazer uma lista de palavras rimadas
Trocar palavras que rimam na história
Ler partes da história

Parlendas

Memorizar parlendas
Ler um texto memorizado
Recitar parlendas com diferentes vozes
Desenhar a parlenda
Localizar e identificar palavras da parlenda
Ditar ao professor uma parlenda conhecida
Ordenar os versos de uma parlenda conhecida
Escrever nomes de uma parlenda com letras móveis

METODOLOGIA
POEMAS
Através de atividades lúdicas, proporcionar maior integração entre família e escola;
Envolvimento dos professores das diversas disciplinas promovendo um trabalho interdisciplinar;
            Exploração das informações da capa dos livros (quem é o autor, se tem ilustrações, se já conhece outros trabalhos do mesmo autor, como é a capa, como são as ilustrações, suas cores etc.).
            Representação da estrutura do texto, com suas peculiaridades sonoras e visuais, procurando reproduzi-la oralmente.  E manter na rotina a leitura e a recitação, promovendo variações na maneira de se relacionar com o texto, certamente estará aumentando as possibilidades de interação e compreensão dos textos poéticos.
Ampliação do conceito de poema para além destes três itens: rima, verso e estrofe. Observar a relação entre o ritmo do texto recitado e as linhas escritas, favorecemos que atentem para a sua estrutura e percebam a relação com a construção de seu significado. Além disso, ao colocar ênfase na visualização desses aspectos, podemos chamar atenção das crianças e tornar observáveis os diferentes aspectos do texto.
            Memorização de um poema, uma parlenda ou mesmo uma canção também favorece que as crianças observem uma das características da escrita, a representação do oral. Essa oportunidade é uma grande contribuição para que as crianças entendam a relação entre oralidade e escrita alfabética.
Teremos um momento apropriado para que exercitem os aspectos relacionados à oralidade (entonação, acentuação e ritmo), bem como a postura adequada diante de um público ouvinte com segurança. Ou seja, desde cedo dar oportunidade para que aprendam a se colocar, a se apresentar formalmente diante de uma plateia composta por outros colegas, outros professores ou pais.
            Realização de brincadeiras com o som das palavras, para o aprendizado da escrita, que promovem a segmentação das unidades sonoras (sílabas e fonemas) e a reflexão sobre esses segmentos.
Exploração de texto poético com algum tipo de marcação para que os alunos acompanhem (como, por exemplo, bater palmas, estalar os dedos, fazer uma roda em que se bate com os pés no chão), favorecendo que atentem para o ritmo do texto.
            Observação das repetições em diferentes palavras que ocorre nas rimas, se atenha aos sons que compõem a palavra e não somente ao seu sentido. Observem a relação entre essas semelhanças e as séries de letras iguais nas palavras escritas, oferecendo indicações de que a escrita é uma representação da fala.
Exploração de diferentes brincadeiras sonoras envolvendo a linguagem oral (encontrar palavras que se iniciem pelo mesmo som, encontrar rimas, formar novas palavras, brincar com textos monovocálicos), lançando desafios que os alunos só conseguirão realizar com sucesso se ficarem atentas à estrutura sonora da língua.
Observação do texto ao mesmo tempo em que ouvem o que é lido e escrever, mesmo que o resultado esteja distante da escrita convencional, mais chance terão de explorar, errar, pensar e avançar para alcançar, adiante, o domínio da escrita.
Atividades de leitura e escrita com textos que conhecem de memória para propiciar avanços nas hipóteses dos alunos a respeito da língua escrita.
Atividades em que sejam convidadas a lidar com as partes e o todo de um texto, também criando desafios ricos para que reflitam sobre o texto.
Solicitação que os alunos localizem o verso que corresponde a um trecho do texto pode ser uma proposta que colocam em jogo seus conhecimentos e indícios gráficos (palavras ou letras iniciais e finais conhecidas) para identificar trechos. Tendo em vista que os alunos já conhecem o texto de memória, elas podem se apoiar na semelhança da escrita para buscar a correspondência sonora.
            Ao escrever o que os alunos ditam, assume-se a tarefa de colocá-las, dentro de suas possibilidades, em contato com a complexidade do sistema alfabético de escrita, pois participam de uma atividade em que está presente todo o repertório de letras e marcas gráficas da língua (sinais de pontuação, por exemplo), sem que seja necessário saber escrever.
Atividade de produção de texto coloca o problema de isolar partes do texto (a competência para analisá-lo em segmentos) e relacioná-las à escrita.



HISTÓRIAS RIMADAS
Leitura do livro para conhecer a história e preparar a leitura em voz alta. Observando as ilustrações e identificando onde aparecem os personagens.
Separação, para cada grupo, um conjunto de cartelas com as ilustrações da história.
Preparação, para cada grupo de alunos, tiras com os nomes dos seguintes personagens, escritos em letras de imprensa maiúsculas: BRUXA FEITICEIRA, PEQUENO POLEGAR, PASTORA, CINDERELA, JOÃO, MARIA e TRÊS URSINHOS. Separando cartelas com ilustração dos quatro primeiros nomes.
Atividade que cada grupo, terá um conjunto de tiras com as linhas da história. Também será necessário escrever na lousa as cinco primeiras linhas da história, organizando-as de forma que os nomes dos personagens fiquem um abaixo do outro.  
Exploração na lousa das quatro primeiras linhas da história em letras de imprensa maiúsculas. Preparar uma folha para cada dupla de alunos com o texto da história até a página 20, também escrito em letras maiúsculas e dividido por duplas de linhas, tal como fez para escrever na lousa.
Apresentação de um papel grande para a escrita da lista coletiva de rimas e separar folhas e lápis para cada dupla de alunos. Organizando os alunos de forma que eles possam observar a sua escrita.
Atividade, você vai precisar escrever a história na lousa (ou em um papel grande). Use letras de imprensa maiúsculas e agrupe as linhas conforme as rimas. Essa é uma atividade coletiva. Os alunos devem estar organizados de modo que consigam visualizar a escrita na lousa.
Demarcação de frases da história as linhas que vamos ler e as que os alunos lerão. Essa atividade deve ser realizada em pequenos grupos. Organizando os alunos de forma que, enquanto dá atenção especial a um grupo, as demais crianças realizem outra atividade que tenham condições de desenvolver sozinhas.

PARLENDA

Leitura do livro Salada, saladinha para conhecer as parlendas e escolher uma que lerá aos alunos. Uma dica para auxiliar na atividade é recitar as parlendas algumas vezes para memorizar, buscando dominar ritmo e entonação.
Garantia que os alunos memorizem algumas das parlendas do livro Salada, saladinha. Escolher uma delas para realizar a atividade. Escrever o texto da parlenda em um cartaz. Respeitar a organização em versos do texto e usar a letra de imprensa maiúscula.
Exploração do livro Salada, saladinha da parlenda Ai, ai!, presente na página 30, e escolher outras, no mesmo livro, em que haja um jogo de pergunta e resposta, para ler às crianças.
Organização de uma folha para cada aluno com o desenho dos três primeiros elementos (toicinho, gato e mato) da parlenda Cadê o toicinho que estava aqui? (pág. 34 do livro Salada, saladinha). Separando o material para os alunos desenharem. Essa é uma atividade individual. Os alunos podem estar sentados às mesas, em pequenos grupos, de forma que possam dividir o uso do material para desenhar.
Organização de uma folha para cada criança da sala com a parlenda Amanhã é... (pág. 37 do livro Salada, saladinha). É importante que já tenha recitado essa parlenda para os alunos em outras situações, e que elas já conheçam o texto de memória. A escrita da parlenda na folha deve respeitar a organização em versos do texto e usar a letra de imprensa maiúscula.
Exploração de algumas parlendas que já foram memorizadas pelos alunos para que cada grupo possa ditar uma diferente.
Organização de tiras para cada grupo com os versos da parlenda Batalhão, lhão, lhão (pág. 30 do livro Salada, saladinha). Escrever a parlenda toda em um cartaz.
Separação de um conjunto de letras móveis para cada aluno, já separando as letras das palavras GATO, MATO e FOGO. Convidar um aluno, depois de todas terminarem suas escritas, para escrever na lousa como escreveu a palavra GATO com as letras móveis. Interromper a escrita depois que ela tiver escrito GA e perguntar: “Até aqui, o que ela já escreveu? E o que falta para terminar?”, socializando com as crianças informações sobre como se escreve.

RECURSO DIDÁTICO
Livros paradidáticos
Textos informativos
Som
CD e DVD
Data show
Cartazes
Giz de cera
Lápis de cor
Tinta guache
Jogos
Músicas
Dramatização
Humanos: corpo docente e discente, pais, funcionários, direção e contadores de história.

CULMINÂNCIA
Apresentação de teatro com os contos estudados.
Exposição de todo material realizado durante o semestre e montagem do mural.

OBSERVAÇÃO
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ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
Organização da biblioteca na escola;
Oficina de leituras e dramatização com ou sem a participação dos pais;
Promover um processo interdisciplinar na escola.
Hora do conto;
Teatro de pais, professores e alunos;
Dramatização das leituras;
Fichas de leituras;
Varal;
Soletração;
Rodas de discussões de livros;
(Re) Escrita de textos;
Oficina de Arte (desenho, pintura, releituras);
Oficina Literária (Poemas, Contos, Crônicas, etc).
Interação dos pais e da comunidade escolar ao mundo da leitura.
Proporcionar momentos de alegria e descontração.

CRONOGRAMA
DATA
ATIVIDADES
11/09
Postagem (apresentação do material do projeto)
21/09
Recitação de parlenda com utilização do microfone (gravação de vídeo)
28/09
Dramatização de poemas (“A casa”/ “O pato”)
05/10
Exploração de história rimada por meio de ilustração
19/10
Exploração individual e coletiva da parlenda “Cadê o toucinho?”
26/10
Campeonato com os jogos família x aluno.
01/11
Produção coletiva de poema (estrofes, versos, rimas, entonação e títulos)
09/11
Produção de lista de palavras rimadas em duplas (nome dos alunos)
23/11
Retomada da parlenda “Cadê o toucinho?” e conclusão da confecção do livrinho.
30/11
Considerações finais dos alunos do desenvolvimento do projeto. (depoimentos)
04/12
Culminância

Obs. Toda quarta-feira, realização de jogos em grupo.

PARCEIROS
Trabalharemos com alunos, equipes administrativa e pedagógica, pais e buscaremos parcerias e apoios dos demais professores para o desenvolvimento das atividades.


AVALIAÇÃO

O Projeto Trilhas “LER E ESCREVER... DANDO A VOLTA AO MUNDO!!!”   será sistematicamente avaliado junto a alunos e professores para que seja percebidos os avanços  em relação aos objetivos propostos   e   resolvidos  eventuais impasses detectados em seu processo de execução. Nessa perspectivas, acontecem encontros mensais entre os responsáveis diretos pelo projeto e, conseqüentemente, acontece o redirecionamento /aperfeiçoamento desse trabalho.
A avaliação será feita através de um processo contínuo e oportunamente retomado para diagnosticar avanços e sanar as possíveis dificuldades, levando em consideração tudo aquilo que os educandos efetivamente realizarem.  Além da interiorização de conceitos básicos, deverá ser introduzida auto-avaliação.
ANEXO I
ACERVO DA BIBLIOTECA
TITULO
EDITORA
Canta e dança  
Brinque Book
Bruxa, Bruxa venha à minha festa 
Brinque Book
Quem canta seus males espanta 1
Caramelo
Quem canta seus males espanta 2
Caramelo
Rei bigodeira e sua banheira
Àtica
A casa sonolenta 
Àtica
Contos de Perrault
Àtica
Quem quer brincar de pique-esconde?
FTD
O grande rabanete
Moderna
Salada saladinha
Moderna
Uma girafa e tanto
Cosacnaif
Volta ao mundo em 52 histórias
Cia das letrinhas
A arca de Noé
Cia das letrinhas
Os sete cabritinhos
Callis
Cabritos, Cabritões
Callis
Fiz voar o meu chapéu
Formato
Pêssego, pêra, ameixa no pomar
Salamandra
Boi da cara preta
L&PM
O bicho folharal 
ROCCO
A flauta do tatu 
ROCCO




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