terça-feira, 18 de setembro de 2012

EMEF MARIA RIBEIRO COSTA


LOGO PREFEITURA 2009.JPG
PREFEITURA MUNICIPAL  DE RIO VERDE GOIÁS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPEORTE E LAZER  - SMEEL
SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

Unidade Escolar: EMEF MARIA RIBEIRO COSTA
Professora Regente : Telma Francisca Ribeiro
Coordenadora: Maria Lúcia Cardoso de Brito
Ano: 1º ano   A                 Turno: Matutino

PROJETO TRILHAS

·        Iniciamos o projeto contando a história: “Os sete cabritinhos”.
Adaptação  Xosé Ballesteros, ilustração de Sofia F. Rodrigues e Ana Miguez.
Fala do cuidado que as crianças precisam ter com pessoas  estranhas e também da obediência.
·        Segundo dia – História – “Os músicos de Bremen – fala de animais velhos que são descartados pelos donos depois de prestar seus serviços: Cuidado com nossos avós e pessoas idosas – respeito e amor”.
·        Terceiro dia – História: “A galinha dos ovos de ouro” – animais que nascem de ovos – ansiedade, não esperar a hora certa de fazer as coisas trás prejuízos. _ Pessoas ansiosas perdem muito.
·        Quarto dia  - Cantamos a música: Seu Lobato em um Sítio”. _ Falamos de animais domésticos e selvagens, fizemos duas listas e ilustramos com o animal de sua preferência.
·        Quinto dia – Assistimos a um vídeo de animais – que fala das qualidades de cada um, as crianças escolheram um que achavam parecidos com suas qualidades, fizeram uma ilustração.
Cantamos a música “O sono dos bichos”  – Renato Rocha – as crianças com máscaras de animais fizeram a coreografia.









 

LOGO PREFEITURA 2009.JPGPREFEITURA MUNICIPAL  DE RIO VERDE GOIÁS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPEORTE E LAZER  - SMEEL
SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO

Unidade Escolar: EMEF MARIA RIBEIRO COSTA
Professora Regente : Rosilda Santina de Aguiar Silva
Professora Apoio: Viviane Marques Costa
Coordenadora: Milka Márcia da Silva
Ano: 1º ano B                      Turno: Vespertino                         



                           PROJETO TRILHA DA LEITURA

As atividades referentes ao “ Projeto Trilha da  leitura”, iniciaram na primeira semana do mês de setembro, sendo que na segunda- feira, dia três foram  escolhidos  algumas atividades a serem trabalhadas no decorrer dos dias da semana onde a professora Regente Rosilda, a professora de Apoio Viviane e a Coordenadora Milka Márcia trabalharam juntas. 
No primeiro momento foram escolhidas algumas parlendas para serem lidas durante o recreio e dentro da sala de aula e foram escolhidos os livros de historias a serem lidos às crianças.                                                                                                                           
Começando na primeira semana. A professora Rosilda desenvolveu leitura em voz alta das parlendas contidas no livro para classe. Com a dinâmica repórter de parlenda foi trabalhadas a interpretação dos textos apresentados, retratando o cenário e os personagens enquanto vinha sendo veiculadas as músicas contidas no CD que acompanha o livro.                                                                                                     
Foi trabalhado o poema “A foca”, com os textos fragmentados e mímicos, onde os alunos puderam expressar-se com linguagem não verbal e ilustraram com entusiasmo contagiante. A participação e interesse dos alunos foi bastante significativa.                                                
Na segunda semana da realização do projeto a professora de apoio Viviane Convidou os alunos para o pátio da escola, onde puderam apreciar a leitura participativa e integralizada do livro: Bruxa, Bruxa. Venha à minha festa.  No qual o livro foi escrito por Ardem Druce e a ilustração foi  feita por Pat Ludlow,  onde os alunos faziam a representação da fala dos personagens nele contidos. Após a leitura foi realizado um dialogo entre alunos e professores, onde a questão principal era “todas as bruxas são realmente malvadas”. Fizemos uma lista oral de outras historias que contém bruxas.  Eram más, por quê? No dia seguinte os alunos puderam vestira a roupa dos personagens e realizamos a brincadeira com a musica: Vamos brincar no bosque, enquanto seu lobo não vem... Foi muito criativo e legal onde houve integração de todos.
            Na próxima etapa ouve a participação da Coordenadora Milka Márcia, onde ela preparou o cenário para se contar a historinha dos Cabritos e Cabritões.  Adaptação de Olalla González e ilustração de Federico Fernádesaz . Foi dividiu a turma em cores, ou seja, foi colocado 4 cores TNT diferentes  no chão e as professoras foram mandando as crianças para o pátio da escola onde o cenário estava pronto e foram colocadas sentadas, foi feito um trono para se contar a historia e também os personagens foram desenhados bem maiores que as ilustrações do livro e foram eles distribuídos pelo pátio. O mais engraçado é que as turmas que estavam vendo montar o cenário, sempre perguntavam o que vai ter hoje na escola? Nós vamos ver? Houve participação da professora regente e da professora de apoio e uma integração dos alunos bem legal e significativa. Pedindo bís foi muito bom mesmo.












Nenhum comentário:

Postar um comentário